Sobe para nove número de mortos do incêndio de Vila Nova da Rainha

por RTP
Lusa

Uma das vítimas do incêndio de Vila Nova da Rainha que estava internada no hospital de São João, no Porto, faleceu esta quarta-feira. A nona vítima é um homem de 67 anos, residente na freguesia de Tonda.

O incêndio terá sido provocado por uma salamandra que se encontrava no primeiro piso da Associação Recreativa Cultural e Humanitária de Vila Nova da Rainha.

Na noite de tragédia, mais de seis dezenas de pessoas enchiam a sede da associação naquela que prometia ser uma noite animada, entre a transmissão televisiva dos jogos de futebol e o torneio de sueca que decorria no primeiro andar do edifício.

Para além das nove vítimas mortais, o incêndio provocou ainda 37 feridos, entre graves e ligeiros. Alguns dos feridos foram internados essencialmente para estabilizarem os níveis de monóxido de carbono devido à inalação de fumo. Outros sofreram queimaduras na cabeça, tronco e membros superiores e traumatismos durante a fuga.

Perante a dimensão da tragédia, aponta-se o dedo à falta de medidas estruturais de proteção no edifício. O local não tinha portas equipadas com barras antipânico para facilitar a saída e o teto falso estaria revestido com materiais de combustão rápida.

O Ministério Público instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias deste incêndio, no qual também participa a Polícia Judiciária.

Na terça-feira realizaram-se os funerais das oito primeiras vítimas mortais, nos quais participaram centenas de pessoas. O concelho de Tondela vive esta quarta-feira o último de três dias de luto municipal.
Tópicos
pub