Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Surto infeta 40 utentes e funcionários em lar de Ponte de Lima

por Lusa

Um lar da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, tem um total de 40 infeções por SARS-CoV-2, 34 em utentes e seis em funcionários, revelou hoje o provedor.

Em declarações à agência Lusa, Alípio de Matos explicou que o primeiro caso de infeção foi detetado na segunda-feira, numa funcionária, sendo que hoje foram conhecidos os resultados dos testes realizados ao total de trabalhadores (num universo de 38) e de utentes (45).

O despiste confirmou a infeção pelo novo coronavírus em seis funcionários da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) do Centro Comunitário de Arcozelo e em 34 utentes, sendo que 11 idosos tiveram resultado negativo ao teste de SARS-CoV-2.

"Relativamente ao estado atual dos utentes, um está hospitalizado e os restantes permanecem nas instalações da ERPI do CCA, alguns com sintomas ligeiros.

O responsável adiantou ter requerido uma Brigada de Intervenção Rápida da Segurança Social.

Alípio de Matos adiantou que, "de acordo com o plano de contingência da instituição, os utentes estão isolados e está a ser realizada a individualização dos cuidados e a vigilância ativa de sintomas".

O responsável adiantou ter requerido uma Brigada de Intervenção Rápida da Segurança Social.

Segundo o provedor, "a instituição dispõe de três alas distintas com quartos individuais e duplos, os quais têm casa de banho privativa".

"Neste momento está a ser possível a manutenção de todos os utentes na valência, com a criação de uma ala com doentes não-covid e de duas alas com doentes covid", especificou.

Nos próximos dias, "a instituição tomará as medidas necessárias, em articulação com a Segurança Social, a Proteção Civil e a Saúde Pública".

 

Tópicos
pub