Suspensas buscas pelos turistas austríacos desaparecidos em Sesimbra

por Lusa

Sesimbra, Setúbal, 09 (Lusa) -- As operações de busca pelos dois cidadãos austríacos desaparecidos hoje de manhã na praia do Meco, em Sesimbra, quando praticavam parapente, foram suspensas e serão retomadas na terça-feira de manhã, disse o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional.

Segundo o Comandante Fernando Pereira da Fonseca, da Autoridade Marítima Nacional, durante a noite haverá, no entanto, uma monitorização de toda a zona com meios terrestres.

Os dois desaparecidos - um homem e uma mulher, ambos com cerca de 30 anos - estão dados como desaparecidos desde o final da manhã de hoje, depois de terem sido arrastados pelo mar após uma aterragem acidentada da mulher, que integrava um grupo de cidadãos austríacos que se deslocou a Portugal para a prática da modalidade naquela zona do concelho de Sesimbra.

Segundo informação da Autoridade Marítima Nacional, a mulher terá sido arrastada para o mar e os outros dois dos praticantes, que já tinham concluído a descida, tentaram resgatá-la, mas acabaram, também eles, por ser arrastados pela forte ondulação. Uma das vítimas, um homem de 45 anos, foi, entretanto, encontrado já sem vida.

Durante a tarde de hoje, o helicóptero da Força Aérea Portuguesa envolvido nas operações de busca terá avistado momentaneamente o parapente arrastado para a água, mas, segundo o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, Comandante Fernando Pereira da Fonseca, não foi possível nenhuma ação do recuperador do meio aéreo, nem por via marítima, uma vez que os destroços se encontravam numa zona de rebentação de difícil acesso.

Para as operações de busca foram mobilizados diversos meios, incluindo duas lanchas (uma da Polícia Marítima e outra do Instituto de Socorros a Náufragos), uma moto 4 deste instituto, uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, três ambulâncias, uma viatura médica e um psicólogo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa e mergulhadores. No local estão ainda duas equipas da Polícia Marítima e uma da Proteção Civil.

Se os dois desaparecidos não forem encontrados e resgatados durante a noite, as operações de busca deverão ser retomadas na terça-feira de manhã.

Tópicos
pub