Todas as regiões de país com risco elevado e muito elevado de exposição UV

| País

Todas as regiões de país apresentam hoje um risco elevado e muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em risco muito elevado de exposição aos raios UV os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Bragança, Guarda, a Região Autónoma da Madeira e a ilha Terceira, nos Açores.

As restantes regiões do país estão em risco elevado, refere a informação publicada no `site` do instituto.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, `t-shirt`, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje céu em geral pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade a partir do final da manhã, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial durante a tarde e no interior das regiões Centro e Sul.

O vento soprará em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado (20 a 35 km/h) nas terras altas até meio da manhã, tornando-se de noroeste a partir da tarde.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e subida da temperatura máxima no litoral a sul do Cabo Carvoeiro.

Para a Madeira, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul da ilha, e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas. O vento soprará moderado (15 a 30 km/h) do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.

Nas ilhas dos Açores, o céu apresentar-se-á muito nublado, havendo possibilidade de chuva fraca ou chuviscos, sendo o vento oeste fraco a bonançoso (05/20 km/h).

As temperaturas máximas previstas são de 27 graus celsius para Lisboa e Faro, 25 em Sagres e 21 na Guarda, 21 no Funchal e 22 em Ponta Delgada.

Tópicos:

Faro Sagres, Funchal,

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        Os novos desenvolvimentos no diferendo comercial entre os Estados Unidos e a China vieram lançar ainda mais dúvidas sobre os próximos passos que os dois lados poderão adotar.