Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Todos os dirigentes da Proteção Civil com "comprovativo de licenciatura"

por Sandra Felgueiras - RTP
O secretário de Estado da Administração Interna já foi informado do resultado da auditoria que mandou instaurar na sequência da investigação do <i>Sexta às 9</i> Nuno André Ferreira - Lusa

A auditoria pedida pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, sobre as licenciaturas dos dirigentes e elementos da estrutura operacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil concluiu que "todos (...) possuem documento comprovativo de detenção de licenciatura”.

O secretário de Estado da Administração Interna já foi informado do resultado da auditoria que mandou instaurar na sequência da investigação do Sexta às 9 às licenciaturas suspeitas dentro da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

A conclusão da auditoria indica que “todos os dirigentes e elementos da estrutura operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil possuem documento comprovativo de detenção de licenciatura”.

O Sexta às 9 tem vindo a demonstrar que, de facto, vários comandantes que exercem cargos que exigem licenciatura têm documento comprovativo de curso, mas conseguiram-no à custa de um número de creditações considerado suspeito.


O caso mais grave foi o do ex-comandante nacional da Proteção Civil. Rui Esteves demitiu-se na sequência da investigação que demonstrou que fez 95% do curso de Proteção Civil à custa de equivalências.

Após a reportagem do Sexta às 9, o ministro da Ciência e do Ensino Superior pediu à Inspeção-Geral do Ensino Superior para investigar todas as licenciaturas em Proteção Civil concluídas na escola Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Tópicos
pub