Trabalhadores da Aviação Civil negoceiam serviços mínimos para a greve

por Lusa
Minimizar os efeitos da próxima greve é o objetivo da reunião a realizar hoje entre trabalhadores e responsáveis da ANA D.R.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) vai reunir-se esta terça-feira, na DGERT, com a ANA, gestora dos aeroportos, para negociar serviços mínimos para a greve marcada entre 19 e 21 deste mês.

Segundo o sindicato, a reunião entre a Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), o Sintac e a ANA/VINCI realiza-se, pelas 10h30.

A convocatória da DGERT tem em vista a negociação de acordo dos serviços mínimos a assegurar durante 19 e 21 de agosto”, indicou o sindicato, “tendo em vista a negociação de acordo quanto aos serviços mínimos e quanto aos meios necessários para os assegurar durante as 00h00 do dia 19 de agosto e as 24h00 do dia 21 de agosto”.

O Sintac apelou à “reposição de todas as contribuições – até então suspensas – para o Fundo de Pensões dos seus trabalhadores”, e exigiu que a gestora aeroportuária deixe de “tentar destruir os direitos obtidos ao longo de décadas pelos trabalhadores da ANA, através das suas propostas de novo AE (acordo de empresa) ou, em última análise, mantenha o AE de 2015”.

O sindicato quer ainda um “aumento digno do salário dos seus trabalhadores, tendo em conta os seus resultados e a inflação” e “medidas urgentes no sentido de contratar os recursos humanos em falta e repor os mínimos necessários à salvaguarda da segurança aeroportuária e à segurança no trabalho”, garantindo que na ANA assiste-se “a uma sobrecarga desumana nos recursos humanos existentes”.
pub