Tribunal da Madeira ouve terça-feira 12 supostos elementos de rede internacional de droga

por Lusa

Funchal, Madeira, 25 mar (Lusa) -- Os 12 supostos elementos de um grupo organizado de tráfico internacional de droga que foram detidos domingo na Madeira vão começar a ser ouvido terça-feira pelas autoridades judiciárias da região, disse o presidente da Comarca da Madeira à Lusa.

Hoje, a Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção destes 12 suspeitos, parte dos quais viajavam num navio de cruzeiro que aportou no Funchal.

Estas detenção aconteceram no âmbito de uma operação denominada `Poseidon`, que resultou "da troca de informação com as congéneres da polícia e da cooperação internacional", adiantou o coordenador da PJ à agência Lusa.

Ricardo Tecedeiro acrescentou que os 12 detidos, seis homens e seis mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 52 anos, "são todos estrangeiros".

"Não havia portugueses, o que leva a concluir que a droga não era para ser comercializada na Madeira, a ilha era só um ponto de passagem", disse o responsável.

Ainda mencionou que a cocaína apreendida, suficiente para cerca de 200 mil doses individuais, correspondente a "aproximadamente 20 quilos", estava dissimulada "numa película plástica, relacionada com uma marca de batatas fritas e impregnada em taças de vidro".

O coordenador da PJ recordou que "parte dos suspeitos viajava em navio de cruzeiro da companhia MSC, com origem nas Caraíbas, com o objetivo de desembarcar a droga na Madeira".

As detenções aconteceram "em diversos momentos e locais, na cidade do Funchal, na sequência de diligências que permitiram localizar os indivíduos e apreender cocaína, em elevado grau de pureza", menciona o mesmo documento.

Ricardo Tecedeiro também apontou que, nesta operação, desenvolvida em cooperação com a Polícia de Segurança Pública, foram apreendidos dinheiro e telemóveis, mas não conseguiu de momento quantificar.

Tópicos
pub