Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Universidade Fernando Pessoa diz estão reunidas as condições para abrir curso de Medicina

por Lusa

Gondomar, 04 dez (Lusa) -- O reitor da Universidade Fernando Pessoa, Salvato Trigo, garantiu hoje que, com a inauguração do Hospital-Escola em Gondomar estão reunidas todas as condições para a abertura do curso de medicina, considerando que decisão é agora "uma questão política".

"Não esconderemos, aqui e agora, que a nossa ousadia também se deve à ambição legítima que perseguimos há mais de uma década contra corporativismos imobilistas e niilismos doutrinários, inimigos do ensino de iniciativa cidadã de querermos formar médicos", disse Salvato Trigo durante o discurso da cerimónia de inauguração do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa em Gondomar, que contou ainda com a presença do ministro da Saúde.

No final, questionado pelos jornalistas, o reitor da Universidade Fernando Pessoa explicou que as comissões que analisaram as propostas para a criação do curso de medicina "diziam claramente que sem um hospital universitário não era possível avançar para o ensino da medicina".

Acrescentou que a partir de hoje o hospital universitário já existe e que por isso estão reunidas todas as condições para abrir o curso.

"A partir daqui, a decisão é uma questão política", considerou.

Salvato Trigo vai agora ver "se os políticos esclarecidos do país compreendem que na verdade não há nenhuma universidade que tenha hoje um hospital próprio, com capacidade para ensino universitário como este hospital que acabou de ser inaugurado".

"Esta é a única instituição universitária que tem efetivamente a autossuficiência necessária para poder avançar com legítima expectativa para o ensino da medicina já que nós ensinamos todas as outras valências da área da saúde e portanto já temos instaladas todas as condições para podermos formar médicos com qualidade", sublinhou.

Na opinião do presidente da Fundação Fernando Pessoa, há um preconceito relativamente ao facto de se abrir um curso de medicina numa universidade privada "porque o país infelizmente continua a ser controlado por alguns ditos gurus que o têm atrasado sistematicamente, que conduziram o país para o buraco em que ele está".

"Esses que são contra a iniciativa privada, contra o ensino privado de qualidade, são aqueles que nunca criaram um posto de trabalho, nunca pagaram um salário no final do mês e não estão nada preocupados com a situação difícil em que todos nós nos encontramos", criticou.

Para Salvato Trigo, "a Universidade Pessoa é uma demonstração clara de que a sociedade civil organizada é capaz de levar por diante projetos para o desenvolvimento do país e este projeto da formação de médicos em instituições privadas é um projeto para o desenvolvimento do país, para a melhoria do próprio país e da sua competitividade, não é um projeto contra ninguém".

pub