Urgência de Ginecologia e Obstetrícia em Abrantes encerrada. Ministra ouvida no Parlamento

por RTP
A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia em Abrantes está encerrada até quinta-feira RTP

O serviço de urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT), localizada na unidade de Abrantes, vai estar encerrado entre as 9h00 desta quarta-feira, dia 29, e as 9h00 de 30 de junho. Este é um de vários serviços hospitalares no país com condicionamentos, no dia em que a ministra da Saúde responde aos deputados e que deverá ser conhecido o plano que pretende fazer face aos problemas nas urgências.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) aponta a “doença súbita de dois profissionais” como motivo para o encerramento daquele serviço durante 24 horas, tendo acrescentado que “as grávidas devem dirigir-se/serão encaminhadas para o Hospital de Santarém, e, caso se justifique, para outras unidades hospitalares da região”.

As grávidas e utentes com patologia ginecológica urgente que se desloquem ao Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT serão transferidas para o Hospital Distrital de Santarém, num transporte de ambulância assegurado pelo CHMT, que contará com o acompanhamento de um enfermeiro especialista da instituição”.

Por outro lado, acrescenta a administração hospitalar presidida por Casimiro Ramos, “as situações de emergência inadiável serão asseguradas por um médico Obstetra que estará ao serviço durante todo o período de contingência”.

O CHMT disse ainda que esta “articulação” foi “previamente coordenada entre diversos Hospitais da região”, e que a mesma “faz parte da gestão cabal das urgências hospitalares no período de contingência atualmente vivido nesta área da Ginecologia-Obstetrícia”.
Plano para urgências
Hoje, deverá ser apresentado o plano para ultrapassar a crise nas urgências.

A Comissão criada para resolver este problema tem reunido com a ministra da Saúde e com as administrações regionais de saúde.

Algumas das propostas passam por dar mais autonomia aos hospitais, permitir a flexibilidade horária dos médicos e repensar as questões salariais.

A comissão que prepara as mudanças nas urgências tem proposto uma série de medidas.

A Ministra da Saúde vai esta manhã ao parlamento. Marta Temido é ouvida pelos deputados sobre a situação no Serviço Nacional de Saúde.

pub