Variante Delta deverá alastrar rapidamente ao país

por RTP

Em declarações à RTP, João Paulo Gomes, investigador do Instituto Ricardo Jorge, admite que a variante com origem na Índia deverá alastrar rapidamente ao resto do país, sendo que neste momento já ultrapassa os 60 por cento de prevalência em Lisboa e Vale do Tejo.

"Será expectável, dado que estamos a falar de uma variante mais transmissível do que qualquer outra que apareceu até hoje", assinalou o perito, lembrando que a variante Delta é ainda mais transmissível do que a variante Alfa, com origem no Reino Unido.

"Apesar de o Norte estar com um número muito reduzido, não temos dúvidas de que acontecerá o mesmo. Podemos é retardar isso e fazer com que ela não se torne dominante em uma ou duas semanas", referiu João Paulo Gomes.

Para retardar este avanço, o especialista diz que é necessário acelerar ainda mais o processo de vacinação, mas também manter as medidas sanitárias.

Questionado sobre as dúvidas na eficácia das vacinas perante variante Delta, João Paulo Gomes refere que os dados permitem-nos estar "um pouco descansados", tendo em conta o grau de proteção que as vacinas têm dado na prevenção da hospitalização.
pub