Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Várias aldeias de Gavião continuam ameaçadas pelas chamas

por Lusa

Várias aldeias do concelho de Gavião, distrito de Portalegre, continuavam hoje à noite ameaçadas pelo fogo, que lavra no município desde quinta-feira, apesar do "esforço titânico" dos bombeiros, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, José Pio.

Atalaia, Degracia, Cadafaz, Belver e Arriacha são algumas das povoações que nas últimas horas mais preocupações tem dado aos 482 operacionais, apoiados por 161 meios terrestres, que combatiam as chamas no concelho de Gavião, pelas 23:30.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio, referiu que a situação no município "ainda é muito grave" e que deseja que "a humidade da noite possa ajudar os bombeiros a dominar o incêndio".

"Os bombeiros têm aqui muitas horas de trabalho. Têm feito um esforço titânico para evitar que as chamas avancem. Infelizmente a situação mantém-se na mesma e temos situações muito graves. Neste momento ainda existem várias aldeias em perigo", apontou o autarca.

Ao inicio desta noite, pelas 20:00, a Câmara de Gavião decidiu acionar o Plano de Emergência Municipal, devido à gravidade dos incêndios.

Durante a tarde já tinham sido retiradas pessoas das aldeias de Torre Cimeira e Torre Fundeira e encaminhadas para as instalações do lar de idosos de Belver e para a Santa Casa da Misericórdia de Gavião.

 

Tópicos
pub