Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Vespas Asiáticas encerram zona ocidental do Parque da Pena

por RTP
DR

Um ninho de vespas asiáticas encontrado no Parque da Pena, em Sintra, levou ao encerramento da zona ocidental do mesmo. De acordo com a empresa que gere o parque, trata-se de uma situação temporária, uma vez que a Proteção Civil já se encontra no local a resolver a situação. A reabertura está agendada para esta quarta-feira.

Depois de encontrado um novo ninho de vespas asiáticas, na zona ocidental do Parque da Pena, em Sintra, os serviços da Proteção Civil da Câmara Municipal de Sintra decidiram impedir o acesso ao público a esta área.

Apesar de não serem muito diferentes da espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados, estas vespas reagem de modo bastante agressivo e podem fazer perseguições até algumas centenas de metros.

As autoridades estão no local para eliminar o ninho e as respetivas vespas, o que obrigará à utilização de equipamentos de proteção. Por norma, os ninhos são de grande dimensão e encontram-se em pontos altos e isolados, sendo na maioria das vezes de difícil acesso.

Para eliminar o ninho das vespas asiáticas não são permitidas armas de fogo, uma vez que esse método apenas destrói parcialmente os ninhos, o que leva à dispersão das vespas e consequente construção de novos abrigos.

A presença desta espécie afeta principalmente a saúde pública e a apicultura. Trata-se de uma espécie carnívora e uma das principais predadoras de abelhas.

C/ Lusa
pub