Violência doméstica. Juízes homens atribuem menos condenações do que as juízas

por Antena 1

Foto: APAV

São discrepâncias de género no sector da justiça. Em casos de violência doméstica, os juízes homens atribuem menos condenações do que as juízas. É o que revela um estudo da Associação Sindical de Juízes Portugueses, que pretendeu avaliar se existe ou não discriminação, nos tribunais.

A secretária-geral da associação, Carla Oliveira, confirma que existe uma diferença de abordagem entre homens e mulheres, na avaliação dos crimes cometidos em contexto familiar.

Carla Oliveira considera que esta diferença pode ser explicada pela maior sensibilidade das juízas para o tema da violência doméstica e sexual.

O estudo desenvolvido a pedido da Associação Sindical de Juízes também demonstra que, quando a vítima é um homem e não uma mulher, é mais improvável que haja uma condenação em tribunal.

As conclusões do estudo sobre a discriminação de género na justiça portuguesa são apresentadas esta segunda-feira e revelam que acabam em condenação, dois terços dos julgamentos de crimes de violência doméstica e sexual.
pub