Xavier Viegas revela que encontrou irregularidades na reconstrução em Pedrógão

por RTP
Reuters

O responsável pelo estudo sobre os incêndios do ano passado em Pedrógão Grande, Xavier Viegas, revelou que encontraram “claros indícios de irregularidades” em vários casos de reconstrução de casas destruídas pelo fogo. Declarações feitas à TVI, no dia em que a Polícia Judiciária efetuou buscas na Câmara Municipal de Pedrógão e na Casa da Cultura.

Xavier Viegas denunciou discrepâncias entre o levantamento feito pela Comissão de Coordenação Regional e a lista final de casas para reconstrução em Pedrógão Grande.

“Casas que nós identificámos como sendo devolutas, de segunda habitação ou que estavam abandonadas apareciam classificadas como de primeira habitação e foram reconstruídas como tal”, revelou o investigador, responsável pela Comissão que investigou as circunstâncias do incêndio de Pedrógão Grande, em junho do ano passado.
Ontem, a Polícia Judiciária realizou buscas em Pedrógão Grande e na Casa da Cultura. Passou a pente fino os computadores, telemóveis e documentos relacionados com a reconstrução de casas destruídas na sequência dos incêndios do ano passado.

A PJ apreendeu várias caixas de documentos durante as buscas realizadas. As autoridades recolheram também documentos em formato digital e computadores.
O caso está ainda em fase de investigação e não há, para já, arguidos constituídos.

Estão em causa pelo menos 21 processos de reconstrução que poderão ser fraudulentos. O Ministério Público suspeita de mudanças de residência fiscal para recebimento indevido de verbas que se destinavam apenas a primeiras habitações. Haverá também processos referentes a casas que não foram destruídas pelo incêndio de junho do ano passado. O inquérito foi aberto pelas autoridades há cerca de dois meses.

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, congratulou-se com a rapidez com que o Ministério Público atuou depois de conhecidas as suspeitas. Admitiu também a possibilidade de terem existido algumas irregularidades administrativas.


Tópicos
pub