25 Abril. BE diz que "Abril nunca rimou com Eurogrupo"

por RTP

Isabel Pires, do Bloco de Esquerda, lembrou nas comemorações dos 44 anos do 25 de Abril, a luta da Catalunha contra "a monarquia espanhola que está a esmagar os mais elementares garantias de um Estado de direito".

"Saibamos olhar o mundo com o peso da nossa história, da solidariedade e das palavras. Aqui ao lado no país vizinho há presos políticos", lembrou.

Também a crise política do Brasil motivou apelos à solidariedade por parte da deputada do BE.

"Se os democratas brasileiros chamam por nós, resta-nos uma resposta, país de Abril, presente, não vos viramos as costas e nenhum golpe anti-democrático passará sem a nossa denúncia", afirmou.

Após saudar os capitães de Abril, Isabel Pires saudou igualmente as conquistas dos apoios sociais públicos, como o Serviço Nacional de Saúde.

"Sou filha da revolução que consagrou a igualdade", afirmou, para denunciar depois a falta dessa mesma igualdade no tratamento das mulheres, assim como o racismo que, afirma, subsiste e a precariedade que afeta a vida laboral dos mais jovens, à qual "chamaram flexibilidade".

Isabel Pires apelou ainda à proteção dos cidadãos "contra os achaques financeiros dos mercados financeiros e depredação e arrogância das multinacionais".

Lembrando que a defesa dos direitos dos cidadãos consagrada na 'revolução dos cravos', passa pelo Orçamento do Estado, a deputada deixou uma pergunta.

"E será que [isso] agrada ao Eurogrupo? Provavelmente não, mas Abril nunca rimou com Eurogrupo".

"Não foi Abril que nos desiludiu é a caricatura que dele quiseram fazer que rejeitamos", concluiu.
pub