André Ventura apresenta-se oficialmente como recandidato à liderança do Chega

por Antena 1

Lusa

Depois de ter falhado o objectivo traçado para as Presidenciais, ficando atrás da candidata Ana Gomes, André Ventura esteve esta segunda-feira em Portalegre, onde obteve 20 por cento dos votos, na corrida a Belém, e afirmou querer continuar aos comandos do partido.

O líder demissionário do Chega garante que não se deixa amedrontar pela iniciativa de Ana Gomes, que avançou com um pedido à Procuradoria-Geral da República para reavaliar a legalidade deste partido político.

Uma recandidatura numa altura em que um relatório europeu, que alerta para o risco de se assistir em Portugal a uma radicalização da extrema-direita, com a normalização do partido político Chega.

O documento aponta para o perigo de a extrema-direita tentar tirar vantagem dos sentimentos de insatisfação e frustração provocados pelas medidas de combate à crise provocada pela Covid 19. E dá como exemplo uma manifestação organizada no ano passado pelo Chega, que abriu a porta à mobilização de movimentos pela verdade, organizados por negacionistas.

Este relatório europeu salienta também que a extrema-direita deve continuar a infiltrar-se em protestos por melhores condições de vida, como é o caso dos pequenos e médios empresários.
As eleições directas no Chega estão agendadas para o dia 6 de Março.

Jornalista Paulo Nobre.
pub