Apoio de António Costa a Vieira. Juristas apontam conflito de interesses

por RTP

O assunto não é novo. Em 2016 o chamado processo Galpgate, envolveu a oferta de bilhetes para o campeonato europeu a vários membros do Governo. Em causa, estava o crime de recebimento indevido de vantagem. Deu origem a demissões e pagamento de multas.

Foi então criado, pelo executivo de António Costa, o Código de Conduta do Governo. No artigo 4 refere que os membros do Governo devem "abster -se de qualquer ação ou omissão, exercida diretamente ou através de interposta pessoa, que possa objetivamente ser interpretada como visando beneficiar indevidamente uma terceira pessoa, singular ou coletiva". O constitucionalista Reis Novais não tem dúvidas quanto à violação destes princípios.

O envolvimento de Luís Filipe Vieira em diversos processos judiciais, faz com que este apoio do primeiro-ministro gere ainda mais críticas.

Com críticas da esquerda à direita, o gabinete de António Costa, argumenta que este está na comissão de honra "não como primeiro-ministro ou secretário-geral do PS, mas como adepto e sócio do Benfica desde 1988".

Mas a polémica está instalada na opinião pública.
pub