Assunção Esteves admite rever regras de acesso dos cidadãos às galerias do Parlamento

por Antena1 com Lusa

A Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, admitiu hoje rever as regras de acesso dos cidadãos às galerias do hemiciclo após um longo protesto que incluiu vaias, gritos, balões e lançamento de papéis.

"Teremos de considerar as regras de acesso às galerias", disse, merecendo aplausos por parte das bancadas da maioria PSD/CDS-PP, antes de citar a escritora e ensaísta francesa Simone de Beauvoir: "não podemos permitir que os nossos carrascos nos criem maus costumes".

A Presidente do Parlamento declarou ainda, já depois de dar ordem à
polícia para evacuar a zona reservada ao público, que os deputados não são "eleitos para ter medo" ou serem "coagidos e não respeitados".

Mais de uma centena de pessoas exigiram hoje a demissão do Governo nas galerias do Parlamento, durante um debate que incluía as alterações na Função Pública, entre outras propostas.

Após lançarem balões brancos, com a inscrição "Governo Rua", e pequenos papéis amarelos, laranja e vermelhos - contra "a corrupção e o enriquecimento fácil" ou a exigir "salários, emprego, direitos", - os manifestantes gritaram "demissão já", cerca de dez minutos, até a polícia cumprir a ordem de evacuação daquele espaço por parte da Presidente da Assembleia da República.

Os cidadãos que protestaram estiveram no hemiciclo desde o início dos
trabalhos, pouco depois das 15:00, e começaram a manifestar-se depois da intervenção do secretário de Estado da Admnistração Pública, Hélder Rosalino, quando o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, tentou intervir.


pub