Bagão Félix avisa que “carga fiscal pode gerar septicemia na economia”

por Sandra Henriques

O antigo ministro das Finanças e do Trabalho Bagão Félix alerta que o governo está a agir mal ao apostar num aumento da carga fiscal no Orçamento do Estado para 2013. Bagão Félix considera mesmo que a “carga fiscal pode gerar uma septicemia na economia”.

“O governo vai em 2013 considerar como solução ou como remédio para atingir o défice orçamental a causa do problema de não ter atingido o défice orçamental em 2012. Há aqui qualquer coisa que está a falhar, até do ponto de vista metodológico. Em 2012 temos um défice sem receitas extraordinárias superior ao estimado, porque um aumento de impostos num ambiente de recessão gerou mais recessão e menos receita fiscal”, refere.

Bagão Félix defende que “isto é um grande ensinamento que devia ser tomado em conta”. “Em 2013, aumentando a carga fiscal de uma maneira ainda mais agressiva, brutal mesmo, está a entrar-se numa terapêutica viciosa de uma doença que pode agravar a contingência de uma infeção generalizada na economia. Ou seja, esta carga fiscal pode gerar uma septicemia na economia”, prevê.

Estas declarações foram feitas na Conferência “O estado e a competitividade da economia portuguesa”, organizada pela Antena1 e pelo Jornal de Negócios.
pub