Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

CDS-PP analisa resultados das legislativas e perspetiva o futuro

por Lusa
Os dirigentes do CDS-PP voltam a reunir-se na sede nacional do partido António Cotrim - Lusa

O CDS-PP vai reunir o seu Conselho Nacional para analisar o resultado nas eleições legislativas e decidir sobre a marcação do próximo congresso, que deverá realizar-se a 2 e 3 de abril.

O órgão máximo entre congressos dos centristas vai reunir-se extraordinariamente, a partir das 19h00, na sede nacional do partido, em Lisboa, ao contrário das reuniões dos últimos quase dois anos que juntaram os conselheiros remotamente via plataformas eletrónicas.

Da ordem de trabalhos consta a análise ao resultado eleitoral nas eleições legislativas, o pior do CDS-PP e que ditou a perda de representação na Assembleia da República.

O 29.º Congresso do CDS-PP vai eleger o sucessor de Francisco Rodrigues dos Santos, que se demitiu da presidência do partido e não irá recandidatar-se na sequência dos resultados eleitorais nas legislativas de 30 de janeiro.

O CDS-PP obteve 1,6% dos votos e pela primeira vez desde o 25 de Abril de 1974 ficou sem representação parlamentar, depois de na última legislatura ter uma bancada de cinco deputados.

O eurodeputado do partido, Nuno Melo, afirmou em 1 de fevereiro que será candidato à liderança se conseguir garantir "condições institucionais" para "um caminho novo, unificador, mobilizador e respeitador".
pub