Conselho de Jurisdição do PSD prepara-se para decidir sobre sanções a Rio e Adão Silva

por RTP
Tiago Petinga - Lusa

O Conselho de Jurisdição do PSD prepara-se tomar uma decisão sobre as sanções a aplicar a Rui Rio e a Adão Silva. Em causa está a queixa de um militante. A Comissão Permanente do partido considera que este é um "processo político".

O último congresso aprovou que o partido deveria defender a realização de um referendo à despenalização da morte medicamente assistida. Contudo, a direção dos social-democratas deu liberdade de voto aos deputados.As sanções podem ir da advertência à expulsão e a decisão deve ser tomada em meados de maio.


O militante considera que não foi seguida a deliberação do congresso e fez queixa ao Conselho de Jurisdição.

O órgão que é o tribunal do partido considerou que há matéria para a abertura de um processo disciplinar.
"Processo político"
A Comissão Permanente do PSD veio entretanto acusar o presidente do Conselho de Jurisdição, Paulo Colaço, de estar a levar a cabo um "processo político". E admitiu mesmo recorrer a "todos os meios" - jurídicos e políticos - tendo em vista "proteger o bom nome do partido".

"Este é um processo político e não jurisdicional. Que constituí uma perseguição primária aos principais representantes políticos do nosso partido, sem paralelo na história do PSD", acusa a Comissão Permanente do PSD, em resposta às notas de culpa enviadas pelo Conselho de Jurisdição Nacional ao presidente do partido, Rui Rio, e líder parlamentar, Adão Silva.
Antena 1

A abertura deste processo disciplinar, considera a direção na mesma resposta, citada pela agência Lusa, "consagra um precedente tão grave quanto ridículo e irresponsável, para o futuro do Partido Social Democrata, sendo absolutamente intolerável e inadmissível".

"A confirmar-se a juridicamente fantasiosa e politicamente ridícula iniciativa, a Comissão Permanente Nacional do PSD ver-se-á na necessidade de recorrer a todos os meios ao seu alcance, tanto jurídicos como políticos, para proteger o bom nome do PSD, e salvaguardar a elevação e respeitabilidade dos órgãos nacionais do partido".

c/ Lusa
Tópicos
pub