Conselho Geral Independente desafia Governo

| Política
Conselho Geral Independente desafia Governo

A ver: Conselho Geral Independente desafia Governo

O Conselho Geral Independente já reagiu ao memorando de entendimento entre a RTP e a Federação Portuguesa de Futebol, que previa acesso a recursos humanos da estação pública e partilha de outros recursos.

No comunicado hoje emitido (leia aqui), o CGI considera que a assinatura do memorando é um ato de gestão da responsabilidade do Conselho de Administração para o qual não lhe é requerido nenhuma comunicação prévia.

O CGI diz ainda que debate público sobre o referido memorando tem ocorrido entre propostas políticas constitucionalmente fundadas e já apresentadas para alterar o modelo de gestão da RTP.

E tem igualmente ocorrido entre tentativas de erosão pública do modelo e violações dos limites que ele impõe.

Por isso o CGI acrescenta que esta situação é indesejável para a estabilidade da RTP. E lembra que a Lei da Televisão votada pela Assembleia da República estabelece um modelo de gestão da RTP que visa assegurar a independência de qualquer poder político ou fáctico.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

A Festa dos Tabuleiros regressa às ruas da cidade de Tomar. Um longo desfile em que 750 tabuleiros são transportados por mulheres.

    Os líderes europeus não chegaram a acordo sobre quem deve liderar a União nos próximos cinco anos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.