Costa garante prolongar de "trabalho em conjunto" com os Açores em nome do progresso

| Política

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que o "trabalho em conjunto" da República com os Açores é fundamental para o "progresso" da região autónoma e do país.

"São os Açores que nos proporcionam a profundidade atlântica do nosso país", vincou António Costa, numa mensagem vídeo endereçada ao XVII congresso do PS/Açores, que hoje termina na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

O líder dos socialistas não marcou presença no congresso dos Açores porque, disse em vídeo, o seu filho casava este fim de semana "e um pai não pode falhar" um momento desses.

Dirigindo-se às centenas de socialistas presentes na Praia da Vitória, Costa enalteceu o trabalho dos vários executivos do PS na região, "uma fonte de inspiração ao longo destes quase 22 anos de consecutiva boa governação" dos Açores.

A moção de orientação global "Pelos Açores Com os Açorianos", apresentada pelo líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, foi aprovada no sábado por unanimidade no XVII Congresso Regional do partido, que decorre na Praia da Vitória.

O congresso, que termina hoje, reúne na ilha Terceira 345 delegados socialistas das nove ilhas, 243 eleitos e 102 inerentes.

Vasco Cordeiro, que é presidente do Governo Regional dos Açores desde 2012, foi reeleito para um terceiro mandato como presidente do PS/Açores em junho, com 97,89% de votos a favor.

Tópicos:

Dirigindo,

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        Os novos desenvolvimentos no diferendo comercial entre os Estados Unidos e a China vieram lançar ainda mais dúvidas sobre os próximos passos que os dois lados poderão adotar.