Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Descentralização. Supremo Tribunal Administrativo não se considera competente para julgar providência da Câmara do Porto

por RTP
Fernando Veludo - Lusa

O Supremo Tribunal Administrativo não se considera competente para julgar a providência cautelar interposta pela Câmara do Porto para travar o processo de descentralização de competências. A autarquia confirma à RTP que já foi notificada da decisão.

Recorde-se que a segunda maior Câmara do país decidiu abandonar a Associação Nacional de Municípios por não admitir passar uma carta branca para quer alguém negoceie em seu nome.Estão em causa as negociações com a administração central sobre as novas competências nas áreas da Saúde e da Coesão Social, bem como o respetivo envelope financeiro.


Essa transferência já aconteceu no sector da Educação, ficando a autarquia com a gestão dos edifícios. Mas a respetiva transferência de verbas é julgada claramente insuficiente pelo presidente da Câmara.

Agora a autarquia não pode recorrer para o Tribunal Constitucional e decidiu que vai apresentar uma exposição à provedora da Justiça.
Tópicos
pub