Eleição de Von der Leyen "é solução que nos permite avançar"

| Política
Eleição de Von der Leyen é solução que nos permite avançar

Reuters

O Governo português reage com satisfação à escolha da nova presidente da Comissão Europeia. Ursula von der Leyen foi eleita na terça-feira pelos eurodeputados, em Estrasburgo.

Ouvida pela Antena 1, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus assume que, para os socialistas, o nome da alemã não era o mais desejado. Ainda assim, Ana Paula Zacarias, garante que o mais importante foi desbloquear a falta de acordo para a sucessão de Jean-Claude Juncker, acrescentando que o tempo é agora de união em torno de Von der Leyen.

Quanto à escolha do próximo comissário europeu, a secretária de Estado, ouvida pela jornalista Isabel Cunha, não exclui a hipótese de Portugal apresentar o nome de uma mulher.

A governante acredita que o dossier das migrações vai ser um dos desafios mais exigentes para a presidência de Ursula Von der Leyen.

Já na terça-feira, através de notas publicadas na internet, o primeiro-ministro António Costa e o Presidente da República tinham felicitado a alemã por esta eleição.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Mação, que ardeu no mês passado, era apontado como o concelho modelo na prevenção de incêndios. Nada impediu que o fogo voltasse.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.