Encontro de Relvas com Silva Carvalho causa polémica

por RTP
O ministro Miguel Relvas, ontem, na inauguração das instalações do PDJ Manuel de Almeida, Lusa

Segundo a "Sábado", o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, MIguel Relvas, terá estado presente, em 5 de Agosto de 2011, a um encontro com o ex-director do SIED, Jorge Silva Carvalho, e com o responsável da OnGoing Rafael Mora.

O encontro terá consistido num jantar no restaurante Gigi, na Quinta do Lago, Algarve, que reuniu Relvas com os outros dois comensais ligados àquela empresa. A notícia da "Sábado" cita um SMS de Silva Carvalho ao assessor de Imprensa da Ongoing, Ricardo Santos Ferreira, na própria noite de 5 de Agosto, a tranquilizá-lo sobre notícias referentes ao alegado fornecimento de informações secretas à OnGoing por parte do mesmo Silva Carvalho.

A confirmar-se a notícia veiculada pela "Sábado", ela faria aparecer como incompleta a versão apresentada por Relvas na audição parlamentar da semana passada.

Aí referiu o ministro que conhecera Silva Carvalho após ter assumido o cargo de secretário-geral do PSD, em Abril de 2010. Apesar desse conhecimento, Relvas terá mantido com Silva Carvalho uma relação que não era "estreita".

O único encontro que o ministro recordava quando falou à Comissão Parlamentar terá sido, segundo declarou, "numa festa de aniversário, no Algarve, em agosto de 2011". E esse encontro terá sido obra do acaso, como sugere o advérbio "fortuitamente", utilizado na descrição das circunstâncias.

Ora, tal como o refere a "Sábado", nada indica que fosse fortuito o jantar 5 de Agosto. Nele terão participado, portanto, o ministro recém-empossado, o ex-espião Silva Carvalho, entretanto recrutado pela OnGoing, e aquele que é designado como "Nº 2" da OnGoing, Rafael Mora.

Contactado pela RTP, António Vale, assessor de Miguel Relvas, afirmou no entanto que existe uma confusão e que o jantar da Quinta do Lago e a festa de aniversário são uma e a mesma coisa. Nesse encontro não terão estado apenas as três pessoas referidas, mas todos os participantes na festa de aniversário.

A Agência Lusa consultou, por seu lado, os autos do processo em que são arguidos Nuno Vasconcellos, figura de proa da OnGoing, e os ex-membros responsáveis do SIED, Silva Carvalho e João Luís. Nessa consulta apurou que consta do processo um SMS de Silva Carvalho para Relvas logo no dia seguinte às eleições de 5 de Junho de 2011, ganhas pelo PSD. A mensagem pede desculpa por incomodar Relvas em dia de vitória, mas mostra certo à-vontade no tratamento que dá a um dos ministeriáveis mais óbvios ("caríssimo").
pub