Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

"Espero que segundo mandato do Presidente da República seja igual ao primeiro"

por Lusa
António Cotrim, Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que espera que o segundo mandato do Presidente da República seja igual ao primeiro e defendeu que Marcelo Rebelo de Sousa recebeu um "voto de confiança na continuidade".

Esta expectativa foi transmitida por António Costa logo na abertura do programa "Circulatura do Quadrado", na TVI, moderado pelo jornalista Carlos Andrade, com a participação habitual da líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, do antigo dirigente do PSD Pacheco Pereira e do membro do Conselho de Estado António Lobo Xavier.

"Espero que o segundo mandato seja igual ao primeiro. Aquilo que estas eleições traduziram foi claramente um apreço generalizado e transversal à sociedade portuguesa pela forma como Marcelo Rebelo de Sousa exerceu o seu primeiro mandato", sustentou o primeiro-ministro.

António Costa considerou depois que "foi esse voto de confiança na continuidade que se traduziu no resultado eleitoral de domingo passado".

De acordo com o líder do executivo, até agora, Marcelo Rebelo de Sousa, tal como antes aconteceu com Cavaco Silva, tem mantido uma "adequada relação institucional com o Governo".

"O Presidente da República nunca deixou de ser exigente com o Governo, seja nos bons momentos, como na saída de Portugal do procedimento por défice excessivo, quer nos momentos difíceis, como nos incêndios de 2017 ou na atual pandemia de covid-19", disse.

Em relação aos resultados eleitorais das presidenciais de domingo passado, falando como secretário-geral do PS, António Costa disse o seguinte: "Dos socialistas que conheço, todos tiveram razões para festejar", apontou, referindo-se aos que votaram em Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes ou João Ferreira.

Tópicos
pub