Eutanásia: Marcelo recusa antecipar decisão "até ao momento do final do processo"

por Antena 1

Foto: Rodrigo Antunes - Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não quis este sábado comentar a aprovação, no parlamento, dos diplomas pela despenalização da morte medicamente assistida, notando não querer antecipar a sua decisão "até ao momento do final do processo".

"Eu não vou apreciar essa matéria porque não quero antecipar nada até ao momento do final do processo, no sentido de ele chegar às minhas mãos", respondeu o Presidente quando questionado se ficou surpreso pela aprovação, pelo parlamento, na quinta-feira, dos cinco projetos de lei, apresentados por PS, PAN, BE, PEV e Iniciativa Liberal.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no Barreiro, à margem da inauguração de um polo da Associação Cultural Ephemera.

O chefe de Estado referiu que o "tempo desta lei não depende" de si, mas sim "do parlamento", e apontou que vai "lendo nos jornais o que se diz sobre o tempo", mas ressalvou, porém, que "o Presidente tem de esperar".

"E nesse tempo eu decidirei e saberão", assinalou, insistindo que só fala sobre a eventual promulgação, ou não, da lei que for aprovada na Assembleia da República em votação final global "no fim do processo", até porque "primeiro é preciso haver lei".

c/Lusa
pub