Ferreira Leite afirma que grande erro da ‘troika’ foi ter-se esquecido que famílias estavam endividadas

por Sandra Henriques

A antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite considera que o grande erro da ‘troika’ em relação a Portugal foi ter-se esquecido de que as famílias portuguesas estavam profundamente endividadas, o que aumenta o efeito recessivo do aumento de impostos. Estas declarações foram feitas na Conferência “O estado e a competitividade da economia portuguesa”, organizada pela Antena1 e pelo Jornal de Negócios.

“Para mim o erro de base não está neste governo. Está no desenho que a ‘troika’ fez para o nosso país. Essa receita que desenhou para nós está errada, e aí o governo não tem culpa. Onde é que está o grande erro, que não tem nada que ver com [a intervenção do FMI em] 1983/84? É que quando desenharam a receita esqueceram-se de um pormenorzito”, começa por afirmar Ferreira Leite.

“É que as nossas famílias estavam profundamente endividadas, e, como tal, o efeito recessivo de, por exemplo, o aumento de impostos, é muitíssimo superior àquele que seria se não houvesse esse endividamento das famílias”, acrescenta.

Manuela Ferreira Leite recorda que o grande problema de Portugal em 1983/84 era o desequilíbrio externo e agora há em simultâneo um problema orçamental, “e estamos através de uma determinada receita a tentar combater os dois défices, que são incompatíveis”.

A ex-líder do PSD lembra que a primeira previsão de aumento de desemprego e de recessão causou espanto, “porque se esqueceram que esse efeito recessivo é muito maior quando as famílias e as empresas estão endividadas”.

“Neste momento estamos perante a situação que é o setor das famílias endividado a tentar corrigir o setor Estado endividado. Só pode dar uma profundíssima recessão e um aumento enorme de desemprego”, remata.

pub