Amélia de Azevedo. Ferro Rodrigues recorda empenho nas matérias dos direitos das mulheres

por Lusa

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou hoje pesar pela morte da antiga deputada do PSD Amélia de Azevedo, recordando o seu empenho em matéria de direitos das mulheres.

"Foi com pesar que recebi a notícia do falecimento, aos 92 anos, da Constituinte, e antiga deputada, Amélia de Azevedo", refere uma mensagem de Ferro Rodrigues.

Amélia de Azevedo foi deputada à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República (da I à IV Legislaturas), eleita nas listas do PPD/PSD - Partido Social Democrata, pelo círculo do Porto.

"Da sua atividade política, destaca-se o particular empenho na Assembleia Constituinte nas matérias respeitantes às mulheres, designadamente na consagração do princípio da igualdade de direitos", refere o presidente do parlamento, que, em seu nome e da Assembleia da República, endereçou condolências à família e amigos, bem como ao PSD.

Hoje de manhã, o presidente do PSD, Rio, já tinha enviado condolências à família de Amélia de Azevedo.

"A sua falta será sentida, mas o seu nome será lembrado entre nós como uma verdadeira social-democrata, ao serviço de nobres valores e de Portugal", recorda o PSD, numa nota à imprensa.

De acordo com o PSD, Amélia de Azevedo participou diretamente na fundação do PPD e "teve um trabalho político muito vasto, nomeadamente em funções parlamentares".

Amélia de Azevedo "destacou-se na promoção da alfabetização e da educação, tendo feito parte, como representante do Grupo Parlamentar do PSD, no Conselho Nacional de Alfabetização e Educação de Base de Adultos (CNAEBA), no final da década de 1970".

Amélia de Azevedo nasceu em 05 de janeiro de 1930, militante n.º 120 do PSD, inscrita no partido desde 11 de julho de 1974, e era casada com Amândio de Azevedo, também fundador do PSD, ex-secretário-geral e ex-ministro do Trabalho e da Segurança Social no IX Governo Constitucional, refere ainda o partido.

Tópicos
pub