Governador BdP. Governo não se compromete com projeto do BE, mas admite apurar dos factos

| Política
Governador BdP. Governo não se compromete com projeto do BE, mas admite apurar dos factos

RTP

O Bloco de Esquerda apresentou esta segunda-feira um projeto de resolução a pedir o afastamento do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. Em resposta, o secretário de Estado adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, garante que serão tiradas todas as consequências dos processos em curso.

Também o secretário-geral comunista recordou esta segunda-feira as críticas anteriores do PCP ao atual governador do Banco de Portugal (BdP), mostrando disponibilidade para acolher a resolução anunciada pelo BE pela exoneração de Carlos Costa.

"Não conheço os fundamentos do projeto de resolução do BE. O que podemos dizer é que foram diversos os momentos em que criticámos o papel do supervisor, não só em relação ao processo da Caixa [Geral de Depósitos], mas outras instituições financeiras. A nossa crítica demonstrou que nem sempre o atual governador cumpriu da melhor forma e acompanhou esses processos", afirmou Jerónimo de Sousa à margem de um encontro com representantes sindicais de professores, na sede nacional do PCP, em Lisboa.

Em causa está a intervenção de Carlos Costa em créditos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos quando era administrador do banco público.

A informação mais vista

+ Em Foco

Um novo livro retoma o pensamento de Agostinho da Silva. O repórter da Antena 1 Mário Galego foi ao lançamento.

Samantha Power, ex-embaixadora de Barack Obama nas Nações Unidas, concedeu uma entrevista à RTP.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.