Governo apoia "firmemente" metas do plano de ação para o Pilar Social Europeu

por Antena 1

A Comissão Europeia propôs hoje retirar 15 milhões de cidadãos da pobreza até 2030 e reduzir drasticamente o número de sem-abrigo nas ruas da União. A ministra portuguesa do Trabalho fala num dia "muito importante e especial" para a Europa.

Na apresentação do plano de ação relativo ao Pilar dos Direitos Sociais, Bruxelas definiu ainda como prioritário que até 2030, 78% da população tenha emprego e que pelo menos 60% dos trabalhadores recebam ações de formação todos os anos.

A agenda social é uma das grandes prioridades da presidência portuguesa da União, reafirma a ministra Ana Mendes Godinho, saudando a iniciativa da Comissão Europeia.

Compete agora à presidência portuguesa da UE orientar as negociações e negociar um compromisso entre os 27 que permita fechar um acordo em maio, na cimeira do Porto.

Este plano de acção defende um funcionamento mais justo e eficaz dos mercados de trabalho e dos sistemas de proteção social, nomeadamente ao nível da igualdade de oportunidades, acesso ao mercado de trabalho, proteção social, cuidados de saúde, aprendizagem ao longo da vida, equilíbrio entre vida profissional e familiar e igualdade salarial entre homens e mulheres.
pub