Governo aprovou diploma setorial da descentralização na área da educação

| Política
Governo aprovou diploma setorial da descentralização na área da educação

Foto: Pedro Nunes - Reuters

O Conselho de Ministros aprovou mais um diploma setorial da transferência de competências para autarquias e entidades intermunicipais, na área da educação, prevendo que os municípios conheçam "até março" de 2019 as verbas para as novas atribuições.

"Estamos a falar de uma peça central do processo de descentralização", salientou, após a reunião do Conselho de Ministros, Eduardo Cabrita.

O ministro da Administração Interna explicou que, com a aprovação do 17.º diploma setorial da descentralização, "estão em causa quase um milhar de estabelecimentos educativos", "mais de 3.500 edifícios" e "cerca de 43.000 trabalhadores que passarão para a esfera de 278 municípios do continente".

O governante acrescentou que será atualizada uma estimativa inicial do Governo de "cerca de 800 milhões de euros" de recursos geridos pela administração central a transferir para a esfera local e para as escolas.

Os municípios terão "até março do próximo ano" acesso aos valores a transferir para cada concelho, para que possam pronunciar-se sobre se aceitam, ou não, competências já no ano letivo de 2019/2020 ou se nos seguintes.

A informação mais vista

+ Em Foco

O criador dos óculos de realidade virtual está a desenvolver tecnologia que vai transferir jogos de vídeo para os campos de batalha.

Reunimos aqui reportagens sobre as forças de elite portuguesas, emitidas por ocasião dos 100 anos do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

    O coração de Lisboa foi palco do maior desfile militar dos últimos 100 anos no país, por ocasião do centenário do Armistício que pôs fim à I Grande Guerra.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.