Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Governo

por Antena 1

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais longe dos extremos possível".

"Já sabemos o que é que o Partido Socialista vai querer fazer, não vai divergir daquilo que foi o seu programa de campanha. A Iniciativa Liberal vai ser sempre uma oposição clara e firme ao socialismo em Portugal, e entenda-se socialismo por todas as medidas que aumentem o poder do Estado e diminuam o poder das pessoas. Como sabemos que o programa do PS vai nesse sentido, não me refugio na resposta protocolar, dou já a resposta: vamos votar contra o programa de Governo", anuncia João Cotrim de Figueiredo.

Em entrevista à agência Lusa, Cotrim de Figueiredo revela também que se quer sentar "o mais longe dos extremos possível" no plenário da Assembleia da República, ou seja, sentando-se a meio do hemiciclo, referindo que o seu partido, fundado em 2017, tem um "agnosticismo" relativamente à divisão esquerda-direita, que remonta à Revolução Francesa.

Cotrim de Figueiredo, gestor e empresário, que foi presidente do conselho diretivo do Turismo de Portugal entre 2013 e 2016, não adianta como a Iniciativa Liberal vai votar o Orçamento do Estado, mas é nessa sede que o partido estreante no parlamento "provavelmente" apresentará as suas primeiras medidas, o desagravamento fiscal que é a bandeira dos liberais, com uma taxa de IRS única de 15%.

Cotrim de Figueiredo reconhece que serão "mais prováveis entendimentos com PSD e o CDS em matérias económicas do que com o PS", mas ressalva que, "noutras matérias, se calhar, há outros alinhamentos mais naturais", recusando uma plataforma de entendimento privilegiada com sociais-democratas e centristas.
pub