João Lourenço retribuirá visita daqui a dois meses

por RTP


O aperto de mão mais aguardado do último ano: António Costa foi recebido com honras militares no Palácio Presidencial pondo fim a uma tensão diplomática entre os dois países. O desanuviamento anunciado é agora oficial.

Terminou a dupla tributação entre Portugal e Angola. António Costa concluiu a visita a Angola com um encontro com o presidente João Lourenço.

O editorial do Jornal de Angola chamou-lhe divórcio temporário o governo português resumiu todo o mal estar provocado pelo caso Manuel Vicente numa única palavra : "irritante".

Ultrapassado o impasse os dois países apostam agora em construir o futuro, numa base de igualdade entre dois Estados soberanos. Essa parceria ficou reforçada com a assinatura de 11 instrumentos de cooperação.

As duas delegações acertaram os últimos detalhes numa reunião de trabalho que privilegiou os temas da regularização da dívida angolana, o fim da dupla tributação nas transações comerciais, o aumento de voos entre os dois países e o novo Acordo Estratégico de Cooperação que vai vigorar até 2022.

Na visita à marca angolana do café Delta, o primeiro-ministro português deu um passo em frente no pragmatismo tão desejado na relação entre os dois países.

A bem dos negócios visitou a fábrica do Café Ginga - um exemplo da lógica que o governo de Luanda pretende implementar - as riquezas do país terão de servir, também, o desenvolvimento de Angola.

Quebrado o gelo deste primeiro encontro os dois governantes prometerem fazer visitas menos espaçadas. Em Novembro cabe a António Costa ser o anfitrião de João Lourenço.



pub