Luís Montenegro pode avançar para a liderança do PSD

| Política

Luís Montenegro pode voltar à primeira fila da actividade política
|

Luís Montenegro pode estar a preparar-se para, nos próximos dias, desafiar Rui Rio a ir a novas eleições diretas no Partido Social Democrata (PSD).

Depois do atual líder Rui Rio ter recusado responder a críticas internas e de manifestar a convicção de que a estratégia do PSD não tem de mudar, o antigo deputado social-democrata pondera lutar pela liderança do partido.

O antigo-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, já dá sinais de que está disponível para avançar como conta a jornalista da Antena 1, Natália Carvalho.



Fontes sociais-democratas pronunciam-se no sentido da mudança.

Nos últimos dias, Luís Montenegro afirmou publicamente que em breve falará do atual estado do partido o que fez antever a sua disponibilidade para desafiar Rui Rio para disputar eleições diretas no PSD.

Nos círculos próximos do partido diz-se que Luís Montenegro estará a ser pressionado pelas bases para disputar a liderança do partido.

Águas agitadas no PSD. Rui Rio ignora as críticas e na última noite o presidente do PSD anunciou que a primeira convenção nacional do Conselho Estratégico do Partido será a 16 de fevereiro.

Rui Rio não quis comentar as declarações de Montenegro mas deixou transparecer o incómodo que causaram. Perante uma pergunta sobre se ignorava as palavras, respondeu: "Uns ignoram, outros não. Eu não ouvi já me contaram".

Numa conferência de imprensa na sede nacional do partido, em Lisboa, o líder do PSD manifestou a convicção de que a estratégia do partido não tem de mudar e recusou responder aos críticos, como relata a jornalista Ana Isabel Costa.



Também o antigo líder da JSD, Pedro Duarte, já afirmou que "o PSD tende para a irrelevância crescente".

Pedro Duarte participa esta quinta-feira na convenção do Movimento Europa e Liberdade.

A informação mais vista

+ Em Foco

A ONU alerta para um ano de grande instabilidade e de necessidades maiores por parte da população civil.

Os dias estão mais quentes e não é por causa do advento da primavera. A razão está identificada - as alterações climáticas fazem-se sentir em todo o planeta e as consequências espelham-se em fenómenos extremos.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.