Marcelo toma posse para segundo mandato em Belém

por RTP
Efetivos da GNR agaurdam a chegada de Marcelo Rebelo de Sousa nas escadarias da Assembleia da República Pedro A. Pina - RTP

Marcelo Rebelo de Sousa toma esta terça-feira posse para o segundo mandato como Presidente da República. É uma cerimónia longa que vai decorrer entre Lisboa e o Porto.

A cerimónia tem início às 10h30 com a sessão na Assembleia da República. É aí que Marcelo vai jurar de novo a Constituição da República, na preseça de 100 pessoas, entre as quais 50 dos 230 deputados.

O Chefe de Estado segue depois para o Mosteiro dos Jerónimos e, para as 12h30, está prevista a entrada no Palácio de Belém.Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito a 24 de janeiro. Obteve 60,7 por cento dos votos. É o segundo melhor resultado da democracia portuguesa na reeleição de um Presidente. Fica apenas atrás de Mário Soares.

À tarde Marcelo Rebelo de Sousa está no Porto. O Presidente da República vai ser recebido no salão nobre da Câmara Municipal, para uma cerimónia com representantes de várias religiões.

Ainda na Invicta, Marcelo Rebelo de Sousa fará um discurso no Centro Cultural Islâmico.
Primeiro mandato
O primeiro mandato de Marcelo Rebelo de Sousa ficou marcado pela proximidade e pela manutenção da estabilidade política. A causa dos sem-abrigo esteve muito presente, assim como as questões da floresta depois dos incêndios de 2017.

O Presidente lançou várias iniciativas no Palácio de Belém, como por exemplo a Festa do Livro e dos Escritores. Marcelo Rebelo de Sousa passou a realizar também cerimónias do 10 de Junho no estrangeiro, junto das comunidades de emigrantes.

O último ano de mandato foi já marcado pela pandemia do novo coronavírus.
O segundo começa no meio de uma crise sanitária e económica.
Tópicos
pub