Marcelo vê investimento na Saúde como oportunidade para repensar gestão do SNS

por RTP
O Governo anunciou um investimento de 800 milhões de euros no SNS já no próximo ano Foto: Rodrigo Antunes - Lusa

O Presidente da República declarou esta quinta-feira que é uma boa notícia o investimento do Governo na Saúde. Marcelo Rebelo de Sousa considera esta uma oportunidade para repensar a gestão do Serviço Nacional de Saúde.

"O plano provavelmente vai ter já uma projeção no Orçamento do Estado a apresentar segunda-feira. Vamos esperar para ver se é um plano plurianual, para vários anos, quanto é que calha para cada ano, nomeadamente para 2020, e se é uma oportunidade, que eu penso que é (...), para repensar a utilização, a organização, a gestão do Serviço Nacional de Saúde", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com o Presidente, "é importante que esse dinheiro seja gerido de uma forma que corresponda a uma organização da saúde que de alguma maneira vá ao encontro das carências, das necessidades crescentes da sociedade portuguesa".

"Há uma expetativa muito elevada. As pessoas pensam que é já amanhã que o dinheiro chega. Ora, o Orçamento só é aprovado em fevereiro, portanto vamos ver o que se passa para já. A notícia é boa, vamos ver o resto", acrescentou o Presidente.

O Governo anunciou na quarta-feira o investimento de 800 milhões de euros no Sistema Nacional de Saúde já no próximo ano, como forma de resolver o problema crónico da saúde pública em Portugal.

O SNS poderá, assim, contratar mais de 8400 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos.
Aumentos na função pública
Ainda em declarações esta quinta-feira, o Presidente da República destacou a necessidade de olhar para o quadro geral do Orçamento do Estado para se perceber o que significam os 0,3 por cento de aumento na função pública.

"Só olhando para o Orçamento do Estado é que se pode perceber quanto é que há de subida por efeito de progressão nas carreiras, por efeito da evolução das próprias carreiras e para quem, para quantos, e depois quanto é que há de eventual aumento adicional, isto é, para além daquilo que resulta da evolução ou da progressão das carreiras", considerou Marcelo Rebelo de Sousa.

"Só depois de se ter o quadro geral do Orçamento do Estado é que se pode ter uma opinião", terminou o Presidente.

As declarações surgem depois de o Governo ter anunciado aumentos de 0,3 por cento para a função pública, valor que os sindicatos já consideraram insuficiente.
pub