Milhares de pessoas iniciam protesto em dia de votações no parlamento

por Lusa

Milhares de pessoas, na maioria jovens, iniciaram hoje uma concentração em frente da Assembleia da República, em protesto contra as propostas de despenalização da morte assistida em discussão e votação no parlamento.

O debate das cinco propostas está previsto para as 15:00, mas às 13:00 milhares de manifestantes estavam já reunidos no local e alguns jovens recolhiam assinaturas para a realização de um referendo sobre este tema.

"Quem somos nós para matar?", era um dos `slogans` mais usados no início do protesto.

Dois jovens levavam dois dos três pastorinhos [de Fátima] -- uma "Santa Jacinta" e um "São Francisco", em barro com cerca de 50 centímetros de altura, como significado de "fé na vida".

Ao lado, outros jovens carregavam cartazes representando o "Google Tradutor", em que se convertia a expressão "quero morrer" para "quero cuidados paliativos".

Uma das personalidades que marcou presença no início do protesto foi o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, que, apesar dos símbolos religiosos presentes manifestações, considerou que a questão hoje em debate "ultrapassa as fronteiras da fé".

Em declarações aos jornalistas, o líder do CDS-PP criticou os partidos com propostas de despenalização de morte assistida, afirmando que os programas eleitorais foram omissos e que o tema não foi incluído no debate da campanha eleitoral para as últimas legislativas.

Para Francisco Rodrigues dos Santos, que falava acompanhado por outras figuras do partido como Telmo Correi e Ribeiro e Castro, os partidos estão a procurar legislar de forma "leviana e irresponsável" e estão a fazê-lo de modo "bater todos os recordes de velocidade".

Sobre a recolha de assinaturas para o referendo, o dirigente partidário defendeu que é uma forma de "permitir que o povo português se pronuncie", em vez de o país ficar à mercê da "consciência de 230 deputados".

A Assembleia da República debate em hoje cinco projetos de lei para a despenalização da morte assistida, do BE, PS, PAN, PEV e Iniciativa Liberal, que preveem essa possibilidade sob várias condições.

Em 2018, o parlamento debateu projetos de despenalização da eutanásia, apresentados pelo PS, BE, PAN e Verdes, mas foram todos chumbados, numa votação nominal dos deputados, um a um, e em que os dois maiores partidos deram liberdade de voto.

Há dois anos, o CDS votou contra, assim como o PCP, o PSD dividiu-se, uma maioria no PS votou a favor. O BE, PAN e PEV votaram a favor.

Um grupo de cidadãos está a recolher assinaturas para realização de um referendo sobre a matéria, que tem o apoio da Igreja Católica, ao contrário do que aconteceu em 2018. Dos partidos com representação parlamentar, apenas o CDS apoia a ideia, assim como vários dirigentes do PSD.

pub