Para proteger coleção de quadros. Governo anuncia ofensiva contra Berardo

| Política
Para proteger coleção de quadros. Governo anuncia ofensiva contra Berardo

A ver: Para proteger coleção de quadros. Governo anuncia ofensiva contra Berardo

Foto: Jose Manuel Ribeiro, Reuters

No Parlamento, a Comissão de Inquérito aprovou por unanimidade a reavaliação das comendas dadas a Joe Berardo e amanhã o Conselho das Ordens vai reunir-se para decidir se retira as condecorações a Berardo.

A audição de Joe Berardo no Parlamento foi quase há oito dias mas continua a marcar a agenda política. Esta semana foi tema no Conselho de Ministros.

As medidas a tomar resultarão de um trabalho coordenado entre os Ministérios da Cultura, Justiça e Finanças. Mas Graça Fonseca não quer adiantar pormenores: "As declarações foram insultuosas e nós não vamos dar a satisfação ao sr. Berardo de saber as medidas que o Governo pode adoptar".

Em causa está a Coleção Berardo, com a qual o Estado tem um contrato que obriga a Fundação a ter as obras expostas no CCB até 2022.

A associação Coleção Berardo, que é dona das obras de arte, está penhorada pela Caixa, BCP e Novo Banco.

Por declarações como as que emitiu na audição parlamentar, a Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos aprovou por unanimidade a proposta do CDS para que sejam reavaliadas as comendas a Joe Berardo.

Para tanto, seguirá para o presidente da Assembleia da República e para a chanceler do Conselho das Ordens, Manuela Ferreira Leite, uma cópia da transcrição das mais de cinco horas de audição a Joe Berardo.

O presidente da Comissão também enviará uma cópia para o Ministério Público para que sejam investigados eventuais indícios de crime.

A informação mais vista

+ Em Foco

Apresentamos aqui o perfil dos cabeças de lista e cinco prioridades de ação por partido para o Parlamento Europeu.

    Debates, perfis, notícias da campanha. Toda a informação sobre as Eleições Europeias de 2019, que se realizam a 26 de maio.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.