PEV e Chega em pré-debate sobre o Orçamento do Estado para 2022

por RTP

A RTP3 promove esta terça-feira vários debates entre representantes dos partidos com assento parlamentar. As discussões antecedem a votação do Orçamento do Estado para 2022, documento em risco de ser chumbado esta quarta-feira no Parlamento.

André Ventura, líder do Chega e José Luís Ferreira, do Partido Ecologista “Os Verdes” duvidam que ainda haja, a 24 horas da votação na generalidade, hipótese de viabilização do Orçamento do Estado, colocando a tónica no que consideram ser a responsabilidade do primeiro-ministro, que antecipa uma crise política e eleições antecipadas.

O líder do PEV diz que “até ao lavar das cestas é vindima”, mas considera “pouco provável” haver agora acordos e mudanças no sentido de voto, garantindo que o partido fez todos os possíveis para haver um acordo. O líder do Chega considera que é “mau para o país que haja agora eleições antecipadas. Ambos lembram que o chumbo do Orçamento não conduz necessariamente a eleições, é uma opção do Presidente da República.

André Ventura diz que eleições neste momento apanham a direita numa fase “muito difícil”, de congressos, mas considera que “o país não pode ficar refém de congressos” e que, se for esse o caso, as eleições devem ser marcadas o mais rapidamente possível. Uma ideia partilhada pelo PEV.

Ventura lança a dúvida se Costa não estará “a sonhar com uma maioria absoluta”, tendo conduzido as negociações para esse momento.
pub