Presidenciais. Dia de voto antecipado com longas filas de espera

por RTP

Foto: RTP

Apesar da pandemia, mais de 246 mil pessoas inscreveram-se para votar já este domingo. Pela primeira vez há mesas de voto antecipado em todos os concelhos do país. É obrigatório levar máscara e caneta própria.

Os portugueses começaram a votar hoje, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram 246.880 eleitores, um número recorde.

Com novas regras sanitárias de distanciamento, são longas as filas de espera para votar antecipadamente, um pouco por todo o país.
Lisboa é o concelho com mais inscritos, 33.364, seguido do Porto, com 13.280, e Coimbra, com 9.201, de acordo com o mapa publicado pelo Ministério da Administração Interna, em que se informa quais os locais de voto em cada um dos concelhos.

Os concelhos com menos inscritos são Porto Moniz, na Madeira, com oito inscritos, seguindo-se Nordeste, São Miguel, nos Açores, com nove, e Barrancos, distrito de Beja, com 14.
Pela primeira vez, há mesas de voto antecipado em todos os concelhos do país.

Comparando com as legislativas de 2019, o número de pessoas que se inscreveram para votar uma semana antes mais do que quadruplicou - há dois anos foram 56.287, para estas presidenciais foram 246.880.
pub