PS de Coimbra diz que PSD está desorientado mas é bem-vindo "à linha da frente"

por Lusa

A concelhia do PS de Coimbra criticou hoje o PSD por andar "desorientado", mas disse que este partido é bem-vindo "à linha da frente", depois dos sociais-democratas terem mostrado disponibilidade para reforçar o executivo face à pandemia da covid-19.

"Damos também as boas vindas, à linha da frente, ao PSD, como damos a todos, os que vierem por bem, para ajudar. Juntem-se a nós - aos funcionários, organizações e voluntários -, aos que, há mais de um mês, estão a trabalhar para que outros possam ficar em casa", afirmou hoje o PS de Coimbra, num comunicado assinado pelo seu presidente, Carlos Cidade, também vice-presidente do executivo municipal.

No comunicado, a concelhia socialista considera que o "PSD anda desorientado e atrasado" e recorda que para a última reunião de Câmara os vereadores do PSD tinham anunciado que iriam faltar, criticando que esta acontecesse de forma presencial.

Apesar de afirmar que "esta batalha precisa de todos", a concelhia socialista critica o PSD por mostrar disponibilidade quando "já está feito o trabalho de `sapa`".

"Mas preferimos até que venham", salienta a concelhia socialista, desafiando os vereadores do PSD a ajudarem "a implementar todas as medidas" apresentadas e a verificar, no terreno, o desafio imposto.

No comunicado, o presidente da concelhia parabeniza ainda o trabalho da Câmara Municipal de Coimbra, considerando que as 22 medidas hoje apresentadas pela autarquia "serão uma ajuda concreta para todos e mais um soldado na batalha contra este inimigo".

Hoje, o município anunciou 22 medidas para mitigar os efeitos da pandemia da covid-19, entre as quais a reserva de um hotel, com cerca de cem quartos, para acolher utentes de lares de idosos que possam vir a ter de ser retirados daqueles espaços.

O fornecimento de computadores ou `tablets` e acesso à internet a alunos do ensino básico sem estes meios, a isenção de pagamento de taxas de ocupação aos pequenos comerciantes do Mercado Municipal D. Pedro V e a criação de uma rede de distribuição ao domicílio de bens e produtos alimentares através de pequenos comerciantes e produtores locais são outras das medidas anunciadas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

pub