Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

PS é "exemplo" para toda a família socialista

por Susana Barros

Foto: Lusa

Dirigindo-se a António Costa, o primeiro-ministro espanhol sumarizou o que os socialistas europeus fora dizendo ao longo de Congresso do Partido Socialista Europeu, que terminou este sábado em Lisboa. O PS é "um exemplo" para a família socialista europeia, brindou Pedro Sánchez.

Em consonância com os elogios do chefe do governo espanhol, António Costa usou da palavra para sublinhar o equívoco dos que, há três anos, quando se formou o atual executivo, previram o início de um processo de isolamento de Portugal face à Europa. "Enganaram-se. Três anos depois não só não partimos da Europa, como estamos mais no centro deste continente do que estávamos", congratulou-se.

Perspetivando as próximas eleições europeias, "as mais exigentes de sempre", o secretário-geral do PS entende que "há razões para os cidadãos terem medo"  relativamente ao futuro, mas que a isso não se responde com "fechar as fronteiras, expulsar os estrangeiros, desconfiar do outro e sair da União Europeia". Prescreve António Costa que que a resposta ao medo é uma União Europeia "social-democrata, com os nossos valores, porque respondem às necessidades dos nossos cidadãos".


pub