PS quer garantias de que arquivo sonoro não é esquecido

por Sandra Henriques

Foto: António Cotrim/Lusa

A Assembleia da República discute esta tarde um projeto de resolução do PS que recomenda ao Governo o alargamento das suas competências à tutela do arquivo sonoro nacional, de forma a que haja um espaço comum em que é armazenado. Os socialistas defendem que é importante garantir que este património não é esquecido.

“Este projeto de resolução não significa que seja necessário criar forçosamente uma nova instituição para criar um novo arquivo nacional. Importa sim começar a elaborar estudos, e não é tarefa fácil, porque é muito património que está espalhado, há património que já tem vindo a ser perdido ao longo dos anos”, afirma a deputada socialista Inês de Medeiros à Antena 1.

Inês de Medeiros admite que há muito trabalho a fazer nesta área e que é preciso estudar quais são as possibilidades e instituições para onde o arquivo pode ir. Uma das hipóteses de financiamento deste projeto é a captação de fundos europeus, de acordo com a deputada.

Recentemente, já nesta sessão legislativa, o PCP apresentou um projeto de lei para a criação de um arquivo sonoro, mas foi chumbado pela maioria parlamentar e pelo PS. Inês de Medeiros explica que a ideia dos socialistas é diferente, até porque há ainda muito trabalho a fazer.
pub