PSD apresenta queixa à CNE contra Rui Moreira por uso de meios da câmara do Porto

por Lusa
Reuters

O PSD/Porto acusou hoje o independente Rui Moreira de "utilização de meios de comunicação da autarquia ao serviço" da sua recandidatura, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Em causa está, segundo um comunicado da concelhia dos sociais-democratas do Porto, o uso da página oficial da rede social Facebook da "Feira do Livro do Porto", evento organizado pelo município, que, segundo o PSD, "partilhou o `post` de lançamento da campanha" de Rui Moreira, que tinha sido publicado pelo Porto, o Nosso Movimento, liderado pelo atual presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP).

"O PSD/Porto vem por este meio denunciar e repudiar a utilização por parte de Rui Moreira de meios de comunicação da autarquia ao serviço da sua recandidatura. Esta tomada de posição decorre depois da página de Facebook da `Feira do Livro do Porto` ter deliberadamente sido colocada ao serviço da campanha eleitoral autárquica", refere a nota do PSD/Porto.

Os sociais-democratas do Porto classificam a atuação da autarquia de "vergonhosa e insultuosa para os portuenses", por entender que existe "um uso deliberado de meios da Câmara Municipal do Porto ao serviço da campanha do atual presidente da autarquia".

"O PSD/Porto irá denunciar esta situação à Comissão Nacional das Eleições para que evite esta `venuezilização` da autarquia ao serviço dos interesses eleitoralistas de Rui Moreira", lê-se ainda no comunicado.

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou hoje o presidente da direção da associação cívica -- Porto, o Nosso Movimento.

"É com enorme prazer e satisfação que hoje anunciamos a recandidatura de Rui Moreira às eleições autárquicas", afirmou Francisco Ramos.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Ramos disse serem quatro os motivos que levam o independente a recandidatar-se: "independência, obra, liderança e capacidade de gestão e futuro".

"Rui Moreira não tem agenda partidária, nem responde a diretórios partidários (...), defende sempre o Porto independentemente dos poderes centrais, dos protagonistas partidários nacionais e das agendas centralistas", salientou.

O anúncio oficial da recandidatura do independente está agendado para 17 de junho, pelas 19:00, no Mercado Ferreira Borges.

Tópicos
pub