"Quero ouvir os meus conselheiros" justifica Cavaco Silva

por Lusa

Lisboa, 14 set (Lusa) -- O Presidente da República escusou-se hoje a responder a questões dos jornalistas sobre a reunião do Conselho de Estado na próxima sexta-feira, explicando apenas que convocou este órgão porque quer "ouvir os conselheiros".

Cavaco Silva presidiu hoje à entrega do Prémio Champalimaud 2012 e, no final da cerimónia, questionado pelos jornalistas sobre o motivo pelo qual convocou o Conselho de Estado, respondeu apenas: "Porque quero ouvir os meus conselheiros".

O Presidente da República convocou hoje o Conselho de Estado para o dia 21 de setembro, a próxima sexta-feira.

"A reunião do Conselho ocorrerá no próximo dia 21 de setembro, às 17:00 horas, e terá como ordem de trabalhos o tema `Resposta europeia à crise da Zona Euro e a situação portuguesa`", lê-se numa nota divulgada no `site` da Presidência da República.

A última reunião do Conselho de Estado, o órgão político de consulta do Presidente, realizou-se a 25 de outubro de 2011 e teve por tema "Portugal no contexto da crise da Zona Euro".

Dessa reunião, em vésperas de votação do Orçamento para 2012, saiu um apelo a todas as forças políticas e sociais para que impere um "espírito de diálogo construtivo" capaz de assegurar os interesses que melhor sirvam os interesses do país.

Integram o Conselho de Estado 19 membros: cinco eleitos pela Assembleia da República, cinco designados pelo chefe de Estado e nove por inerência dos cargos que desempenham ou que ocuparam.

 

Tópicos
pub