Recolhidos votos de confinados. Governo garante estar "tudo a postos" para domingo

por RTP

Foto: Rui Minderico - Lusa

No total, são 12.906 eleitores, entre idosos em lares e pessoas em confinamento obrigatório por estarem infetadas, que vão poder votar sem sair à rua até quarta-feira. O secretário de Estado adjunto da Administração Interna explicou, em entrevista à RTP, como se desenrola este processo.

"O processo vai ser extremamente simples. Tem havido ações de formação com as equipas que foram constituídas pelas câmaras municipais, que vão de lar em lar e de casa em casa onde estão os confinados recolher os respetivos votos", afirmou Antero Luís.

O governante acrescentou que estes procedimentos decorrem "com todas as exigências que a Direção-Geral da Saúde aprovou".

Questionado sobre as expectativas para o próximo domingo, dia das eleições, o secretário de Estado disse estar "tudo a postos".

"Vamos ter nas eleições de domingo uma situação diferente da que aconteceu na semana passada. Vamos ter mais de 12 mil mesas de voto, mais duas mil do que nas anteriores eleições", sublinhou.

"Normalmente a abstenção nas eleições antecipadas é elevada, mas estou convencido, pelo que aconteceu na semana passada no voto antecipado, em que houve uma participação massiva das pessoas, e pelo que aconteceu no estrangeiro, em que votaram mais pessoas do que nas legislativas em voto antecipado, diria que provavelmente a abstenção não será os 75 por cento de que se falou, mas será menos que isso, acredito eu", vincou Antero Luís.
pub