Reeleito presidente do PSD, Rui Rio já aponta para as legislativas: "Eu vou ganhar"

por RTP

Foto: José Coelho - Lusa

O líder reeleito do PSD Rui Rio disse encarar a vitória com "satisfação, com orgulho, mas acima de tudo com responsabilidade" e afirmou estar "picado para ganhar as legislativas". Pressionado pelos jornalistas, Rio disse mesmo: "Eu vou ganhar".

Rui Rio começou por agradecer a todos os militantes do PSD que participaram nestas eleições. "Engrandecem os PSD", disse o presidente reeleito do partido, afirmando que esta é, antes de mais, a vitória dos militantes de base" do partido.

Rio disse encarar esta reeleição com "orgulho e satisfação" e sobretudo com "sentido de responsabilidade".

Fechando o capítulo das eleições internas, Rui Rio afirmou que o partido tem agora "um grande desafio pela frente, que é ganhar as eleições legislativas". "Temos de ganhar para mudar a governação do país", declarou.

Questionado pelos jornalistas sobre o que fará se perder as legislativas, Rui Rio foi categórico: "Eu vou ganhar". "Funciono melhor quando me picam e estou picado para ganhar as legislativas", rematou o presidente reeleito dos social-democratas.

Sobre possíveis acordos futuros, disse que "vai a eleições democráticas" para "ganhar" e que irá "respeitar essas eleições quer ganhe, quer perca", esperando a mesma postura dos outros partidos.

O presidente dos social-democratas agradeceu à sua estrutura de campanha e deixou ainda um "cumprimento especial" ao seu adversário, Paulo Rangel, elogiando "a dignidade com que reconheceu a derrota".

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD com 52% dos votos, contra 48% de Paulo Rangel. Rio, que lidera o PSD desde janeiro de 2018, manter-se-á como o 18.º presidente do partido, sendo este o seu terceiro mandato.

O 39.º Congresso do partido vai realizar-se entre 17 e 19 de dezembro, na Feira Internacional de Lisboa.
pub