Rio quer Hugo Soares na bancada parlamentar até ao Congresso

por RTP
António Cotrim - Lusa

O recém-eleito presidente do PSD esteve esta segunda-feira reunido com o líder da bancada parlamentar do partido. Em comunicado, Rui Rio defendeu que a atual direção da bancada se deve manter na plenitude das funções até ao próximo congresso nacional, “remetendo-se apenas para essa altura a necessária análise política da questão”.

Em comunicado, Rui argumenta que que até ao congresso o líder do partido é ainda Pedro Passos Coelho. O Congresso do PSD vai realizar-se de 16 a 18 de fevereiro.

O presidente eleito dos sociais-democratas diz ter transmitido a Hugo Soares que é sua vontade “garantir a estabilidade e a capacidade de intervenção do Grupo Parlamentar, desejando, por isso, que se consiga evitar qualquer foco de agitação, decorrente do período de transição de liderança que se está a viver até meados do próximo mês de fevereiro”.

De acordo com a nota enviada às redações, o presidente do Grupo Parlamentar “mostrou-se concordante com estes objetivos, assumindo ser também essa a sua leitura”.

A reunião entre Rui Rio e Hugo Soares decorreu hoje no Porto.
Hugo Soares diz que comunicado é claro
O líder parlamentar do PSD escusou-se hoje a fazer grandes comentários ao comunicado emitido pelo presidente eleito do partido.

Hugo Soares apenas disse que "o comunicado do Dr. Rui Rio é tão claro, tão claro que se eu disser alguma coisa, desvia as atenções do comunicado, o que eu não quero". O líder da bancada dos sociais-democratas estava a ser questionado pelos jornalistas se sentia estar a prazo naquelas funções. Hugo Soares desviava sempre as respostas para a prioridade que os deputados atribuem à valorização do conhecimento e do ensiono superior.

Na quinta-feira, Rui Rio encontrou-se com o ainda presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, na sede do partido, em Lisboa, e, aos jornalistas, falou da existência de "alguma turbulência" após a sua eleição enquanto líder dos sociais-democratas, com 54.1% dos votos.

Questionado se tem sentido unidade, Rui Rio respondeu: "Alguma turbulência, mas a gente vai resolver essa pequena turbulência, não sei se a turbulência é real ou é mais na comunicação social".

O futuro da liderança parlamentar do PSD tem estado no centro do debate interno no partido desde que Rui Rio venceu as eleições, em 13 de janeiro, com os ex-líderes Marques Mendes e Manuela Ferreira Leite a defenderem que Hugo Soares, que apoiou Pedro Santana Lopes, deveria colocar o lugar à disposição.

Entre os vice-presidentes da bancada, sete dos doze deputados apoiaram Pedro Santana Lopes na disputa interna do PSD.
pub